- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
1º BIMESTRE | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES | OBJETIVOS | METODOLOGIAS ATIVAS | INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO |
FEVEREIRO MARÇO ABRIL | Conscientização sobre: - Leucemia - Lúpus - Doença de Alzheimer - Fibromialgia - Projeto de Dança - Donna Summer (Dia Internacional das Mulheres) - Mulheres na Literatura - Mulheres na Literatura Brasileira - Mulheres Negras na Literatura - Dia Internacional da Síndrome de Down - Câncer colorretal - Autismo | (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. | Alertar sobre os tipos de Leucemia e a importância da doação de medula óssea. Conhecer e diferenciar as formas de Lúpus. Entender a Doença de Alzheimer, os fatores de risco e a prevenção. Apresentar as recomendações para o diagnóstico, tratamento, seguimento clínico e avaliação da qualidade de vida nos pacientes com fibromialgia. Realizar um evento musical com apresentação dos alunos em grupo. Conhecer a importância da literatura feminina como fonte de informação histórica. Conhecer a importância da literatura brasileira feminina como fonte de informação histórica. Promover reflexões acerca do papel da mulher e da mulher negra na produção de conhecimento, mais especificamente como autoras de textos literários. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade. Alertar os alunos sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal. Compreender de que forma a comunidade escolar pode contribuir para a adaptação e desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas dos alunos com TEA. | Roda de conversa Apresentarão uma dança no estilo Dance Music. | Participação oral Apresentação dos alunos no pátio da escola. |
2º BIMESTRE | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES | OBJETIVOS | METODOLOGIAS ATIVAS | INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO |
Conscientização sobre: - Doenças inflamatórias intestinais (DIIs). - Prevenção aos acidentes de trânsito. - Prevenção da Hepatite - Prevenção da Anemia - Doação de sangue - Câncer ósseo e as hepatites virais. | (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. | Chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança. Conscientizar os alunos sobre a importância da vacinação. Conscientizar os estudantes quanto aos efeitos deletérios desta deficiência e orientá-los sobre práticas alimentares adequadas. Sensibilizar o cidadão sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas. Identificar doadores, orientar e mobilizar para ação espontânea. Destacar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais e do diagnóstico e tratamento do câncer ósseo. | Roda de conversa | Participação oral | |
3º BIMESTRE | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES | OBJETIVOS | METODOLOGIAS ATIVAS | INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO |
- Conscientização sobre: Aleitamento materno - Saúde do coração - Prevenção ao suicídio. - Doação de órgãos - Prevenção do câncer no intestino. | (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. | Abordar sobre o aleitamento Materno e sua importância para o desenvolvimento e saúde do bebê. Capacitar os participantes sobre a importância não farmacológicas (alimentação balanceada e práticas de atividades físicas regulares) para o controle das doenças cardiovasculares, bem como sua prevenção. Ampliar e fortalecer estratégias de Educação Permanente para sensibilizar e capacitar os alunos para a vigilância, qualificação do cuidado e prevenção do suicídio. Analisar as percepções sobre a doação de órgãos, a partir da visão das famílias doadoras, dos pacientes em lista de espera e dos pacientes transplantados. Conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção do câncer intestinal. | Roda de conversa | Participação oral | |
4º BIMESTRE | OBJETO DE CONHECIMENTO | HABILIDADES | OBJETIVOS | METODOLOGIAS ATIVAS | INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO |
Conscientizar sobre: - Câncer de Mama - Prevenção e combate ao câncer de próstata. - Combate ao câncer de pele - Prevenção contra a AIDS | (EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. | Identificar os tipos de câncer de mama e os tratamentos realizados para a doença. Conceituar o câncer de próstata. Identificar os sintomas e os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata. Identificar as principais ações para a detecção e prevenção do câncer de pele. Orientar e incentivar o autoexame. Estimular e instruir quanto ao uso de produtos que oferecem proteção de pele ao sol. Aprofundar conhecimentos teóricos sobre Aids a fim de esclarecer e problematizar questões que favoreçam a reflexão e a propagação das informações, desmistificando tabus e preconceitos. | Roda de conversa | Participação oral |
Comentários
Postar um comentário