Programa de Ação - Sala de Leitura

  1. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO (Caso exercer mais de uma função, você deverá registrar as atribuições das funções separadamente)

I- Comparecer a Orientações Técnicas, atendendo a convocação ou indicação específica;

II - Participar das reuniões de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs) realizadas na escola, para promover sua própria integração e articulação com as atividades dos demais professores em sala de aula;

III - Elaborar o projeto de trabalho;

IV - Planejar e desenvolver com os alunos atividades vinculadas à proposta pedagógica da escola e à programação curricular;

V - Orientar os alunos nos procedimentos de estudos, consultas e pesquisas;

VI - Selecionar e organizar o material documental existente;

VII - Coordenar, executar e supervisionar o funcionamento regular da sala, cuidando:

a) da organização e do controle patrimonial do acervo e das instalações;

b) do desenvolvimento de atividades relativas aos sistemas informatizados;

VIII - Elaborar relatórios com o objetivo de promover a análise e a discussão das informações pela Equipe Pedagógica da escola;

IX - Organizar, na escola, ambientes de leitura alternativos;

X - Incentivar a visitação participativa dos professores da escola à sala ou ao ambiente de leitura, visando à melhoria das atividades pedagógicas;

 XI - Promover e executar ações inovadoras, que incentivem a leitura e a construção de canais de acesso a universos culturais mais amplos;

XII - Ter habilidade com programas e ferramentas de informática.

XIII - Desenvolver projetos com o objetivo de desenvolver habilidades ligadas à aquisição do sistema de escrita e à capacidade dos estudantes de ler, compreender e produzir textos orais e escritos.



2 - COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES (Caso exercer mais de uma função, você deverá registrar as competências e habilidades necessárias separadamente





PREMISSAS

COMPETÊNCIAS


PROTAGONISMO

1.PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes, sendo protagonista em sua própria atuação.

  1. Respeitar a individualidade dos alunos.

  2. Despertar o interesse dos alunos pelos estudos ouvindo, apoiando e orientando os alunos preparando-os para sua vida acadêmica e pessoal.

FORMAÇÃO CONTINUADA

2.DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a à realidade do aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada e aos Projetos de Vida.

  1. Demonstrar domínio do currículo em sua disciplina.

  2. Conhecer os princípios do Currículo do Estado de São Paulo e sua relação com o modelo do Programa Ensino  Integral.

  3. Dominar o uso dos instrumentos de apoio ao ensino e gestão  de suas atividades (computadores, netbooks, planilhas, documentos digitais etc.) 

  4. Utilizar práticas de ensino-aprendizagem de leitura para que os alunos com defasagem consigam avançar em suas aprendizagens.

3.DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO CONTÍNUO: Busca contínua da aprendizagem e do desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.

  1. Participar frequentemente de cursos de formação (EFAPE) a fim de aprimorar o exercício da função  (com temas específicos à função ou ao Modelo Pedagógico e de Gestão do Programa Ensino Integral).

  2. Buscar proativamente aprendizados  adicionais para sua prática (ATPCG, leituras, palestras, feiras e outros meios).

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

4.COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.

  1. Realizar o planejamento das ações a partir do diagnóstico, com definição de metas coerentes com o Plano de Ação da escola (alinhamento vertical) e com os Programas de Ação dos demais profissionais (alinhamentos vertical e horizontal).

  2. Realizar as ações de aprendizagem e de gestão planejadas.

  3. Reavaliar constantemente as ações planejadas a partir da execução das ações previstas e dos resultados replanejando sempre que necessário.

CORRESPONSABILIDADE

5.RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e dos profissionais da escola.

  1. Mostrar-se próximo e construir vínculos positivos com os alunos e profissionais da escola, estando disponível dentro e fora da sala de aula. 

  2. Apoiar o trabalho e formação dos colegas tendo em vista melhorar os resultados conjuntos. Envolver e mobilizar outras pessoas na construção de projetos comuns. Buscar parcerias e incentivar a participação dos pais e responsáveis promovendo a Co Responsabilidade pela aprendizagem dos alunos.

  3. Ser capaz de ouvir e valorizar outras pessoas.

REPLICABILIDADE

6.SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.

  1. Identificar avanços e pontos de melhoria. Ponderar suas colocações, tendo em vista o contexto.

  2. Propor e implementar ações que possam melhorar os resultados.

  3. Ter disposição para mudanças e flexibilidade para adotar novas práticas e tecnologias.

7.DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.

  1. Difundir e compartilhar boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede. 

  2. Difundir positivamente o Programa Ensino Integral, sendo um embaixador para a rede e para a comunidade.



3– Prioridades, Causas, Resultado Esperado e Descrição da Atividade na Função e Premissas.

IDESP da escola 2023:

Meta simulada do IDESP da Escola para 2024:

PRIORIDADES DA ESCOLA


Incentivar os estudantes a concluírem seus estudos (aumento do fluxo).



Diminuir as dificuldades em Leitura e interpretação. (Língua Portuguesa) 






Diminuir o número de alunos que se encontram no índice abaixo do básico em Língua Portuguesa.


CAUSAS


Fluxo Escolar





Falta de interesse em leitura







Defasagens diagnosticadas por meio das avaliações externas e internas.


RESULTADO ESPERADO


Aumentar o fluxo.





Melhorar a escrita, a interpretação e a oralidade dos estudantes.






Melhorar o nível de proficiência (abaixo do básico para o básico).


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE NA FUNÇÃO

Intensificar as ações da Pedagogia da Presença.



Realizar as ações do Plano de Ação do Nivelamento. 

Intensificar práticas de leitura e oralidade com Leituras Compartilhadas e Dirigidas.


Estimular os alunos a buscar seu autodesenvolvimento através de aulas invertidas e pesquisas.





ASPECTOS

SUA AÇÃO

PROTAGONISMO

1- Protagonismo

Respeito à individualidade

  1. Praticar a leitura e a pesquisa que potencialize a realização do Projeto de Vida dos alunos. 

  2. Ouvir e apoiar os alunos no seu processo de formação. 

  3. Buscar conhecer os estudantes em sua individualidade.

Promoção do Protagonismo Juvenil

  1. Promover práticas que potencializam a realização dos

projetos de vida dos estudantes. 

  1. Colocar os alunos no centro das ações. 

  2. Oportunizar espaços para que desenvolvam e exerçam o Protagonismo.


Protagonismo Sênior

  1. Refletir sobre meu propósito de atuação, relacionando-o ao meu papel como professor.

  2. Divulgar e auxiliar na promoção de conhecimento auxiliando meus pares.






ASPECTOS

SUA AÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA

2- Domínio do conhecimento e contextualização

Domínio do Conhecimento

  1. Fazer cursos de capacitação para atualizar o meu conhecimento.

Didática

  1. Adaptar as práticas pedagógicas desenvolvendo atividades que favorecem o engajamento dos estudantes em participar das aulas e na execução de suas atividades. 

Contextualização

  1. Incentivar a leitura e a pesquisa como formas de aprofundar o entendimento das disciplinas. 

  2. Relacionar os conceitos do componente curricular à realidade prática com o contexto do estudante e seu projeto de vida.





ASPECTOS

SUA AÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA

3- Disposição ao auto- desenvolvimento contínuo

Formação contínua

  1. Participar de cursos de formação a fim de aprimorar o exercício de minha função e aos modelos pedagógico e de gestão do Programa Ensino Integral.

Devolutivas

  1. Buscar devolutiva da minha atuação com os alunos através de conversas fora da sala de aula e na Sala de Leitura para a melhora do desenvolvimento profissional.


Disposição para mudança

  1. Escutar abertamente as devolutivas recebidas e reavaliar meu comportamento e práticas pedagógicas.





ASPECTOS

SUA AÇÃO

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

4- Comprometimento com o processo e resultado

Planejamento

  1. Elaborar o planejamento de minhas ações de forma a contribuir para o alcance das metas do Plano de Ação da escola.

  2. Identificar as necessidades de aprendizagem dos estudantes e usar os instrumentos necessários: Programa de Ação e Guias de Aprendizagem.

Execução

  1. Executar as ações planejadas do meu Programa de Ação.

Reavaliação

  1. Revisar minha prática para atingir melhores resultados de aprendizagem.





ASPECTOS

SUA AÇÃO

CORRESPONSABILIDADE

5- Relacionamento e Corresponsabilidade

Relacionamento e Colaboração

  1. Aproximar e construir vínculo positivo com os estudantes e profissionais da escola estando disponível dentro e fora da Sala de Leitura.


Corresponsabilidade

  1. Elaborar projetos pedagógicos em conjunto com estudantes e demais professores.





ASPECTOS

SUA AÇÃO

REPLICABILIDADE

6- Solução e Criatividade

Visão crítica

  1. Realizar atividades interdisciplinares com outras áreas do conhecimento visando a melhoria dos índices da escola. 

  2. Ter visão crítica, sendo capaz de identificar avanços e pontos de melhoria.


Foco em solução

  1. Executar ações e projetos que mostrem pontos favoráveis  de melhoria no ensino-aprendizagem dos alunos e no ambiente escolar. 

  2. Propor e implementar ações para melhorar os resultados.


Criatividade

  1. Ter disposição para testar novas práticas e atividades de modo a desenvolver o estudante (projetos, roda de leitura, café literário).





ASPECTOS

SUA AÇÃO

REPLICABILIDADE

7- Difusão e Multiplicação

Registro de boas práticas

  1. Compartilhar as boas práticas adotadas, possibilitando a replicabilidade (experiências e ferramentas).


Difusão

  1. Compartilhar as boas práticas adotadas a outros professores e profissionais da escola (novas estratégias de ensino, ações de melhoria de aprendizagem, ações de apoio ao nivelamento etc.). 


Multiplicação

  1. Comunicar à comunidade na reunião dos pais  a importância do Programa Ensino Integral. 

  2. Disseminar as boas práticas adotadas na escola com professores e outros profissionais da escola. 

  3. Compartilhar e divulgar as boas práticas com outros, outros alunos.



 

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