O vestibular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) acontece em três etapas: são dois Exames de Qualificação e um Exame Discursivo. Cada uma dessas fases possui sua própria leitura obrigatória, que é eleita a partir de uma consulta pública no início do ano – e a lista de livros de 2026 já está disponível!
O conto “Amor” faz parte da coletânea de contos “Laços de Família”, de Clarice Lispector, publicada em 1960. Relata um episódio na vida de uma pessoa comum que entra em uma epifania sobre si mesma após vivenciar uma experiência cotidiana.
O leitor tem acesso às emoções, sentimentos e monólogos interiores da personagem, Ana, através do narrador onisciente. Ela é uma uma mãe, esposa e dona de casa que ocupa o seu tempo cuidando da família e das tarefas domésticas.
“Senhora” é um dos principais romances urbanos de José de Alencar, e uma de suas críticas sociais mais incisivas. A narrativa é dividida em quatro partes, e conta a história do casamento entre Aurélia, moça pobre órfã que acaba se tornando herdeira de grande fortuna, e Fernando Seixas, frequentador dos altos círculos da corte, mas incapaz de manter financeiramente sua vida luxuosa.
Apaixonada por Seixas em seus dias de pobreza, Aurélia é trocada por uma moça com um dote de trinta contos de réis. O livro retrata um momento de transformação da sociedade brasileira, em que os valores patriarcais são cada vez mais deixados de lado em detrimento do poderio financeiro da burguesia ascendente e seu poder de influência na vida cotidiana.
Este romance futurista do escritor angolano Pepetela tem início em Calpe, cidade fictícia em algum ponto da África, entre as regiões Central e Austral. Um grupo de pessoas sobrevive a um evento apocalíptico de origem desconhecida. O médico Simba Ukolo, ao voltar para casa após um dia de trabalho, presencia um clarão que ilumina todo o céu. Aos poucos, Simba percebe que não está só e um grupo de sobreviventes, de origens e perfis diversos, começa a se formar: uma senhora religiosa, uma adolescente, uma pesquisadora norte-americana, um aviador sul-africano, um curandeiro etíope, uma historiadora somali, um ladrão, um mecânico, um pescador, uma criança.
A obra é uma das que mais bem ilustra a oposição entre o mundo medieval e o ascendente mundo moderno. O príncipe Hamlet da Dinamarca, estudante da universidade de Wittenberg, recebe a visita do fantasma de seu pai, que lhe dá uma missão: matar seu tio Cláudio, responsável por seu homicídio. O assassinato por vingança e poder era parte do universo de um monarca medieval, como era o Rei Hamlet. Mas não fazia parte dos valores de um jovem que estava na universidade, razão pela qual Hamlet se questiona quanto à missão que lhe foi dada – e levará seu reino a um final trágico.
Fonte:
https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/confira-a-lista-de-obras-obrigatorias-uerj-2026/
Comentários
Postar um comentário