Plano de Aula (Programa Multiplica SP #Professores – 1ª edição – 2025)

Plano de Aula (Programa Multiplica SP #Professores – 1ª edição – 2025) 
NOME DO(A) PROFESSOR(A): Jean Cristopher Araujo Leinthier 
DIRETORIA DE ENSINO: São Vicente 
ESCOLA DE ATUAÇÃO: PEI Benedito Calixto 
TEMA INSCRITO NO PROGRAMA: Educação Especial Especializados 

TÍTULO - Produção de História em Quadrinhos (HQ) e Teatro 

OBJETIVO(S) 
(EM13LGG701) Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos. 
(EM13LGG603) Expressar-se e atuar em processos de criação autorais individuais e coletivos nas diferentes linguagens artísticas (artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro) e nas intersecções entre elas, recorrendo a referências estéticas e culturais, conhecimentos de naturezas diversas (artísticos, históricos, sociais e políticos) e experiências individuais e coletivas. 

CONTEÚDO(S) 
- HQ e Inclusão 

METODOLOGIA(S) ATIVA(S) - Aprendizagem baseada em projetos. - Trabalho em grupo. - Uso de recursos visuais e auditivos. ATIVIDADES PROPOSTAS 
- Assistir o vídeo sobre Conscientização e Inclusão. 
- Produção de História em Quadrinhos utilizando a plataforma ChatGPT. 
- Adaptação da história para roteiro de teatro. 
- Ensaio e gravação de áudio e vídeo dos alunos. 

RECURSOS 
- Documentário Conscientização IGA29 
– Inclusão (2018) (Disney Channel Brasil) 
- Notebook, caderno, lápis, sulfite, tablete, impressora, livros, óculos escuro e cabo de vassoura. 
- Sala de leitura. 

CRONOGRAMA 
1ª aula 
- 5 minutos (Introdução do projeto); 
- 20 minutos (reprodução do vídeo Conscientização IGA29); 
- 10 minutos (Apresentação do ChatGPT e orientação de como passar os comandos para o chat produzir uma História em Quadrinhos (HQ) sobre Inclusão); 
- 15 minutos (Produção de História em Quadrinhos utilizando a plataforma ChatGPT). 

2ª aula 
- 10 minutos (Adaptação da história em roteiro de teatro); 
- 20 minutos (Gravação de áudio do narrador); 
- 20 minutos (Ensaio para o teatro). 

3ª aula 
- 50 minutos (Ensaio e gravação). 

TÉCNICAS LEMOV E PRINCÍPIO DE ROSENSHINE 
- Dividir assuntos em partes menores: Ajuda a organizar a informação e facilitar a aprendizagem. 
- Enquadramento Positivo: Corrigir comportamentos de forma construtiva, focando no resultado positivo. 
- Mostre-me: Pedir que os alunos demonstrem o que aprenderam. 
- Trabalhe com o relógio: Usar o tempo de forma eficiente e estratégica. 
- Prática e mais prática: Acreditar na capacidade dos alunos de aprender e incentiválos a praticar para aprimorar suas habilidades. 
- Orientar a prática do aluno. 

EVIDÊNCIAS: 
As evidências podem ser anexadas pelos seguintes modos: 
1- FOTOS Anexar fotos que evidenciam as atividades realizadas pelo(a) professor(a). Não há número mínimo/máximo de fotos. Anexar as fotos no documento “Plano de aula” ou arquivo em separado; 
2- VÍDEOS Anexar vídeo curto (de até 05 minutos) evidenciando a atividade realizada pelo professor. A filmagem pode ser realizada em quaisquer ambientes escolares (quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, dentre outros). O Vídeo deve ser enviado no plano de aula através de um link do sítio eletrônico (site) “YouTube” não listado. É optativo o uso de imagens de estudantes. 
3- DEPOIMENTO DE ESTUDANTE: Anexar um depoimento por escrito de um(a) estudantes, abordando a experiência na atividade realizada pelo(a) professor(a). Essa etapa é somente para professores do Ensino Prisional. 

O professor pode escolher apenas 1 (uma) evidência para anexar ao plano. Não há a necessidade de anexo de mais de uma evidência. No caso de imagens e vídeos onde aparece o corpo discente, segue em anexo (ANEXO I), o termo de uso de imagem para ser assinado. 

História em Quadrinhos (HQ) do aluno entregue à professora


Roteiro adaptado para o teatro. 
O menino que via com o coração 
Narrador: 
Na escola João Guimarães Rosa, todos estavam empolgados com o início do ano novo letivo. Entre os alunos novatos, havia um garoto chamado Lucas, que logo chamou a atenção de todos. Ele andava com uma bengala e sempre tinha um sorriso no rosto. Lucas era cego de nascença. No começo, muitos colegas ficaram curiosos, fazendo perguntas como: 

Ana: 
— "Como ele estuda se não enxerga?" 

Erick: 
— "Será que ele pode jogar bola?" 

Narrador: 
Mas, com o tempo, a curiosidade deu lugar à ignorância e ao preconceito. Um grupo de alunos começou a zombar de Lucas. 

Victor: 
— "Ei, Lucas! Olha esse vídeo ... ah, esqueci que você não enxerga!" 

Narrador: 
Essas atitudes machucavam, embora Lucas tentasse esconder. 
Ele era inteligente, esforçado e sabia usar o computador com leitor de tela melhor do que muitos alunos enxergando. Mas a dor de ser excluído e ridicularizado era grande. Foi durante uma aula de Redação que tudo começou a mudar. 
A professora pediu um texto sobre "como é ver o mundo". Lucas escreveu com o coração: "Eu vejo o mundo pelos sons, pelos cheiros, pelas emoções. Vejo o riso da minha mãe pela vibração na sua voz, vejo a amizade quando alguém me oferece a mão sem precisar que eu peça. 
Eu vejo mais do que os olhos podem mostrar. Mas tem uma coisa que eu ainda não consegui enxergar: por que algumas pessoas têm medo de quem é diferente?" O texto foi lido em voz alta pela professora. A sala ficou em silêncio. 
Foi então que Ana, uma das alunas que zombava dele, pediu para conversar com Lucas. 

Ana: 
— "Lucas, desculpa! Eu não sabia como você se sentia. 

Lucas: 
— Tudo bem! 

Narrador: 
A partir daquele dia, a turma começou a mudar. Os colegas passaram a se interessar em aprender sobre acessibilidade. Criaram jogos adaptados, começaram a usar audiodescrição nas apresentações e, mais importante, passaram a enxergar Lucas como ele era: um aluno como qualquer outro. 

Mensagem final: 
A inclusão começa quando deixamos de ver as limitações e passamos a ver o ser humano. Todos temos algo a ensinar — e muito a aprender. 

Imagens do teatro dos alunos








Autorizações estão no prontuário dos alunos na escola.

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