Plano de Ensino - 2º Semestre - Sala de Leitura

OBJETO DE CONHECIMENTO: 
1. Troca Solidária de Livros Usados 

HABILIDADES
(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor. 

OBJETIVOS
- Estimular o gosto pela leitura através da troca de livros. - Desenvolver habilidades de comunicação e expressão entre os alunos. - Fomentar a solidariedade e o compartilhamento de experiências literárias. - Promover a empatia e o respeito às diferenças entre os colegas. - Ensinar a importância de cuidar dos livros e do espaço coletivo. - Estimular o contato do leitor com o universo da literatura. - Praticar o desapego e renovar seu acervo pessoal. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Promover a troca de livros entre os alunos. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Projeto contínuo. 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 
2. Clube de Leitura 

HABILIDADES
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva. 

OBJETIVOS
- Proporcionar crescimento pessoal, intelectual e social. -  Ampliar seus horizontes literários, desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de fazer novas amizades e conexões. 

METODOLOGIAS ATIVAS
- Roda de leitura. - Desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico. - Fazer novas amizades e conexões. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Será contínua semanalmente com a participação oral dos alunos. 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 
3. Projeto Booktuber 

HABILIDADES
Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo. Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais. 

OBJETIVOS
- Estimular práticas de leitura e escrita multimodais, no ambiente digital. - Aproximar práticas letradas escolares e práticas letradas típicas dos ambientes digitais. - Impulsionar a formação do leitor literário, relacionando literatura e tecnologias. 

METODOLOGIAS ATIVAS
- Produzir um conteúdo amplo, com resenhas, indicações de livros, maratonas de leituras temáticas, leituras coletivas com o público ou com outros booktubers. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através do registro e produção do aluno. 

OBJETO DE CONHECIMENTO: 
4. Painel Literário 

HABILIDADES
Criar através de pinturas, desenhos e massinhas, construindo esculturas pequenas e posicionando-as para criar uma cena tridimensional. 

OBJETIVOS
Desenvolver o entendimento dos alunos sobre a criação artística, ensinando-os a trabalhar em equipe, aprimorar suas habilidades técnicas e afetivas. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Criar um painel que representará uma cena literária. Esse painel irá incorporar diferentes formas de arte, como pintura, escultura e desenho. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através da observação, registro e produção do aluno. 

OBJETO DE CONHECIMENTO:
5. Diário Literário 

HABILIDADES
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes relacionadas à leitura, como compreensão, análise crítica, reflexão e expansão do vocabulário. 

OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade de leitura crítica, estimular o diálogo com o texto e incentivar a escrita, além de promover a retenção de informações e aprofundar a compreensão dos livros. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Registrar suas impressões, dúvidas, ideias e anotações sobre o que está lendo, promovendo uma leitura mais ativa e reflexiva. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Registro no caderno para facilitar a reflexão sobre as obras lidas. 

OBJETO DE CONHECIMENTO:
6. Mural Dia do Folclore 

HABILIDADES
A habilidade EF15AR01 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Artes Visuais refere-se à identificação e apreciação de diferentes formas de expressão artística, tanto tradicionais quanto contemporâneas, buscando desenvolver a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético dos estudantes. 

OBJETIVOS
- Fomentar a criatividade e a expressão artística dos alunos. - Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Promover a criação de objetos relacionados ao folclore, como máscaras, fantoches, instrumentos musicais ou brinquedos tradicionais, incentivando a expressão criativa e a produção de conhecimento. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através da observação, registro e produção do aluno. 

OBJETO DE CONHECIMENTO:
7. Palestra sobre Prevenção ao Suicídio 

HABILIDADES
(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações. 

OBJETIVOS
Ampliar e fortalecer estratégias de Educação Permanente para sensibilizar e capacitar os alunos para a vigilância, qualificação do cuidado e prevenção do suicídio. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Roda de conversa. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Participação oral. 


OBJETO DE CONHECIMENTO:
8. Sarau Musical Diurno 

HABILIDADES
Permitir que os participantes explorem e demonstrem suas habilidades musicais, como tocar instrumentos, cantar, compor ou improvisar. 

OBJETIVOS
Proporcionar um espaço de expressão artística, promover o convívio social e cultural, e incentivar a valorização da música e outras formas de arte na comunidade. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Metodologias como a rotação por estações ou aprendizagem baseada em projetos podem ser usadas para envolver os alunos na organização e execução do sarau, enquanto o tema musical pode ser explorado através de diferentes linguagens artísticas. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através do registro e produção do aluno.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
9. Poema e Poesia

HABILIDADES
- Valorizar e aperfeiçoar a oralidade. - Aprender a expressar-se em grupo. - Desenvolver a arte visual. - Expressar impressões sobre textos poéticos. - Estimular a imaginação. - Despertar o gosto pela literatura.

OBJETIVOS
Tornar o aluno capaz de produzir textos poéticos, possibilitando-lhe produzir em diferentes gêneros textuais, valorizando a leitura e oportunizando aos alunos aprender a utilizar novas palavras, ampliando seu repertório vocabular na produção escrita e oral.

METODOLOGIAS ATIVAS
- Produzir seus próprios poemas e poesias, com tema livre. - Montar painéis com os poemas e as poesias produzidas. - Os alunos deverão apresentar um poema ou poesia para a construção de um livro coletivo.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Construção de um mural e livro coletivo.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
10. Virada Cultural de Inclusão

HABILIDADES
Utilizar diferentes linguagens - verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital -, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 

OBJETIVOS
Incentivar a participação de pessoas com deficiência em atividades culturais, promovendo uma sociedade inclusiva. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Apresentação de quadros, desenhos, pinturas e trabalhos com massinhas. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Exposição dos trabalhos.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
11. Mediação e Linguagem

HABILIDADES
- Promover o desenvolvimento de habilidades e criatividade. - Estimular o desempenho acadêmico dos alunos. - Promover o respeito à diversidade cultural, étnica e de gênero. - Promover o respeito mútuo e os princípios democráticos. 

OBJETIVOS
- Aproximar o estudante da linguagem literária e incentivá-lo ao protagonismo juvenil, além de estimular as habilidades leitora e escritora; - Mediar e incentivar a leitura e a produção cultural, estabelecendo uma verdadeira cultura de produção artística e literária; - Conhecer e utilizar ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento de forma crítica, reflexiva e ética, por meio da habilidade de pesquisa; - Para desenvolver a leitura e comunicação com objetividade. 

METODOLOGIAS ATIVAS
- Visam transformar o aluno em um participante ativo no seu processo de aprendizagem, incentivando a autonomia e a construção do conhecimento por meio de experiências significativas e interação. - Estas metodologias, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP), a aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a sala de aula invertida, promovem o desenvolvimento de habilidades como argumentação, comunicação, pensamento crítico e colaboração, essenciais no contexto da linguagem. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através do registro e produção do aluno.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
12. Cartas ao meu Vizinho Palestino 

HABILIDADES
- Compreender o que são narrativas e quais são os seus possíveis prejuízos para uma sociedade polarizada. - Compreender o que é o diálogo, sua importância para a resolução de conflitos sociais e como aplicá-lo no dia a dia. - Compreender o que é identidade e como devemos respeitá-la e validá-la, sobretudo diante de diferenças. - Desenvolver o senso crítico e evitar o maniqueísmo (visão do mundo que o divide em poderes opostos e incompatíveis. "Admitir que os bons são sempre bons e os maus sempre maus). - Discutir e conhecer as ferramentas de combate ao preconceito individual e coletivamente. - Compreender o papel que todo cidadão tem em relação a estereótipos, preconceito, exclusão social de minorias e grupos sociais. - Avaliar de forma crítica o perigo de discursos agressivos e de estereótipos impostos ao outro. 

OBJETIVOS
- Desenvolver habilidades e aprimorar capacidades psicossociais dos alunos para que eles se tornem cidadãos mais conscientes da importância da inclusão social. - Compreender o quão nociva é a sutileza de discursos e práticas preconceituosas na sociedade. - Conscientizar os alunos sobre os perigos de discursos de ódio que atentem contra a diversidade. - Busca promover a importância do diálogo em uma sociedade cada vez mais dividida por pautas polarizadas. - Disseminar a Paz Mundial. 

METODOLOGIAS ATIVAS
Fazer uma redação dissertativa-argumentativa (modelo Enem) que deve ser escrito em prosa, apresentando argumentos e ideias sobre um tema, com o objetivo de defender um ponto de vista. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através do registro e produção do aluno.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
13. Consciência Negra 

HABILIDADES
- Valorizar e aperfeiçoar a oralidade. - Aprender a expressar-se em grupo. - Desenvolver a arte visual. 

OBJETIVOS
- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade. - Entender e valorizar a identidade da criança negra. - Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo. - Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana. - Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. 

METODOLOGIAS ATIVAS
- Incentivar a participação e o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento. - Através de pesquisa e roda de conversa, podem ser aplicadas de forma criativa para abordar a história e a cultura afro-brasileira, promovendo a reflexão sobre o racismo e a valorização da diversidade. 

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 
Através do registro e produção do aluno.

Fonte da imagem:
https://moodle.ifsc.edu.br/mod/book/view.php?id=135955&chapterid=23744

Comentários